Governança e Políticas Públicas
Como arranjos institucionais que moldam a maneira como as políticas são formuladas, implementadas e avaliadas para o maior benefício da sociedade, a governança pública é fundamental na orientação sobre como as decisões sobre o uso e gestão dos recursos naturais, envolvendo governos, empresas e sociedade civil devem ser tomadas. Dessa forma, a área em questão busca contemplar estudos que abordem a governança e a elaboração das políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal e voltadas para a mitigação dos impactos ambientais. Nessa perspectiva, abrange os temas que envolvam a participação da sociedade civil e atores sociais; agenda ambiental; gestão de resíduos sólidos; implementação e avaliação de políticas públicas em diferentes dimensões da sustentabilidade (política, social, ambiental, econômica e cultural); gestão de conflitos ambientais; cidades inteligentes; ecoturismo; e proteção dos ecossistemas.
Economia e Desenvolvimento Sustentável
A promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável, e nesse contexto, a promoção da justiça social e redução das desigualdades, figura como o maior desafio das nações na atualidade. Pensar sobre essas questões e propor soluções aos problemas comuns resultantes do desenvolvimento dos países tem sido um dos grandes propósitos da academia. Com base nisso, incentivamos o desenvolvimento de pesquisas que interliguem sustentabilidade e crescimento/desenvolvimento econômico, abrangendo estudos sobre finanças sustentáveis, negócios de impacto social, economia circular, transição para uma economia sustentável, ODS, consumo consciente, produção sustentável e segurança alimentar, modernização e seus riscos ambientais.
Tecnologia e Inteligência Artificial Aplicadas ao Meio Ambiente
O mesmo progresso tecnológico e científico que tem viabilizado a industrialização e modernização dos países, muitas vezes, é apontado como um dos principais geradores dos problemas ambientais hoje, contudo, também é por meio do progresso tecnológico que tem se consolidado as principais propostas para o alcance de uma transição verde. Pensando sob essas perspectivas, essa área temática abre oportunidades para pesquisas desenvolvidas sobre monitoramento e preservação ambiental; sensoriamento remoto; satélites e sistemas de inteligência artificial para monitorar áreas de conservação ambiental; tecnologias de baixo carbono; tecnologias de produção limpa; gestão de resíduos e reciclagem; ecodesign e afins.
Diplomacia e Meio Ambiente
Uma vez que as questões ambientais tornam-se problemas transfronteiriços, influenciando nas relações internacionais e os equilíbrios de poder, incluindo a disputa por recursos naturais e segurança e estabilidade no longo prazo, destacam-se temas como geopolítica energética; governança global do clima; diplomacia e suas derivações; soberania e meio ambiente; conflitos ambientais transfronteiriços; Ordem Ambiental Internacional; disputas por recursos naturais; Acordos Ambientais Multilaterais (AMAs), e geopolítica aeroespacial.
Agricultura e Desenvolvimento Rural
A busca por equilibrar a produção agrícola com a proteção do meio ambiente, a justiça social, viabilidade econômica e segurança alimentar dos países, deve ser um ponto central nas discussões sobre práticas agrícolas e desenvolvimento rural. Pensando nisso, a área temática contempla estudos desenvolvidos nas perspectivas da mecanização e tecnologias agrícolas para um manejo mais sustentável, desenvolvimento socioambiental em áreas rurais, segurança alimentar, redução dos impactos da produção agropecuária, reforma agrária, gestão territorial, produção orgânica e biodinâmica, uso eficiente dos recursos, manejo integrado de pragas, conservação da biodiversidade, e promoção da qualidade de vida nas áreas rurais.
Direito Ambiental e Climático
A proteção e a preservação do meio ambiente são grandes desafios para os países, bem como, formular instrumentos legais que proporcionem os meios para garantir um ambiente saudável, sustentável e um futuro com qualidade de vida. A partir desse desafio, aceitamos trabalhos que abordem a responsabilidade civil ambiental, ações coletivas, direitos dos animais, direito da natureza, e a relação entre direito e sustentabilidade.
Filosofia Ambiental
Compreender os aspectos éticos, morais e epistemológicos da relação homem-natureza nas mais diversas culturas e filosofias é parte fundamental para refletir sobre a responsabilidade do homem sobre o meio ambiente. Para tanto, essa área temática se interessa pelos estudos sobre a filosofia ambiental e o ambientalismo nas nações orientais e ocidentais em suas mais variadas abordagens e pensamentos, englobando temas como justiça ambiental, libertação animal, ética ambiental, entre outros.
História Ambiental
Em vez de tratar a natureza como um cenário passivo, a História Ambiental considera o meio ambiente como um ator fundamental na história, que molda as sociedades humanas e é, por sua vez, moldado por elas. Como campo de estudo, analisa a interação entre seres humanos e o meio ambiente ao longo do tempo, contribuindo para a compreensão de como essas relações se desenvolvem e influenciam nos impactos ambientais. Nesse sentido, a área temática abrange estudos multidisciplinares sobre questões que envolvam origem do ambientalismo nas nações ocidentais e orientais; mudanças climáticas; história da percepção ambiental; paisagem e meio ambiente; relação homem-natureza; e temas correlatos.
Saúde e Meio Ambiente
A saúde e o bem-estar humano são dependentes de um meio ambiente também saudável. Esta área temática pretende discutir como a emergência climática se interrelaciona com a saúde e bem-estar; sustentabilidade e prevenção de doenças; saneamento básico; saúde ambiental; Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); gestão de resíduos sólidos e a saúde da comunidade, entre outros temas relacionados.
Educação Ambiental
A Educação Ambiental é sobretudo um ato político, uma vez que visa muito mais que transmitir conhecimento sobre o cuidado com o meio ambiente, mas sobretudo, formar cidadãos com consciência crítica e engajados na defesa da natureza e na participação da construção de um futuro mais sustentável. Para tanto, incentivamos pesquisas sobre entendimento dos problemas ambientais; conscientização e sensibilização; desafios para a educação ambiental.
Desigualdades Sociais e Emergência Climática
Com impacto direto no agravamento das desigualdades sociais, a crise climática afeta desproporcionalmente populações mais vulneráveis. A área temática pretende fomentar discussões profundas sobre a justiça climática, colaborando para uma maior reflexão sobre questões que abordem o enfrentamento das desigualdades na emergência climática; transição justa e objetivos climáticos; proteção aos mais vulneráveis; insegurança alimentar; responsabilidades históricas; causas das desigualdades e crise climática; e impactos desiguais.